A Obra

"Quando o amor de Deus obtém a vontade da alma produz nela um imenso e insaciável desejo de tudo fazer pelo Amado". São João Crisóstomo

Durante os dois mil anos de existência da Igreja, para cada época específica, o Espírito Santo suscitou formas diferentes de se manifestar através de seus servos. Por esse motivo, surgiram os mais diferentes movimentos religiosos em todo mundo, cada um voltado para uma necessidade existente em seu tempo.

Para esta época em que vivemos, é clara a urgente necessidade de fazer com que Jesus seja amado e conhecido por todos os povos. Para isso o Espírito suscitou no seio da Igreja o movimento da Renovação Carismática Católica, nascida especificamente entre os dias 17 e 19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquense (Pittsburg, Pensylvânia, EUA). Fruto de um desejo de alguns jovens da Universidade, de experimentar à Cristo de uma maneira mais profunda e transformadora. No Brasil, a RCC teve origem na Cidade de Campinas, um ano depois (1968), através do Padre Haroldo Joseph.

A Renovação Carismática não tem por obtivo criar algo novo, ou menosprezar a riqueza do tesouro da Igreja, mas renová-la, torná-la atual, estando no meio do povo, e trazendo o povo para o meio da Igreja. É urgente a transformação do nosso país e para isso Deus quis levantar um novo exército, impulsionado pela sua mão, que lute pela causa do Evangelho sem medir esforços. 

 

O documento de Aparecida convoca a Igreja no seu parágrafo 11:

“A Igreja é chamada a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia sua missão nas novas circunstâncias latino-americanas e mundiais. Ela não pode fechar-se frente àqueles que só vêem confusão, perigos e ameaças ou àqueles que pretendem cobrir a variedade e complexidade das situações com uma capa de ideologias gastas ou agressões irresponsáveis. Trata-se de confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho arraigada em nossa história, a partir de um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que desperte discípulos e missionários. Isso não depende tanto de grandes programas ou estruturas, mas de homens e mulheres novos que encarem essa novidade, como discípulos de Jesus Cristo e missionários de seu reino, protagonistas de uma vida nova para uma América Latina que deseja reconhecer-se com a luz e a força do Espírito."

Portanto a orientação Pastoral é "não ficar parado"! É hora do movimento espiritual, é hora de anunciarmos Jesus Cristo a todos povos! É chegado o Reino de Deus!